30.3 C
Manaus

DISQUE DENÚNCIA

Ouça a Rádio 92,3

Assista a TV 8.2

Em coletiva sobre ataque ao STF, diretor da PF afirma: “Grupos extremistas estão ativos”

Publicado em:

- Anúncio -

A Polícia Federal (PF) realizou na manhã desta quinta-feira (14/11) uma coletiva de imprensa para prestar informações sobre os andamentos da investigação sobre o responsável por detonar explosivos em frente à sede do Supremo Tribunal Federal (STF), na noite de quarta-feira (13).

Participaram da coletiva Andrei Augusto Passos Rodrigues, diretor-geral da PF; José Roberto Peres, superintendente da PF no Distrito Federal, e o delegado Flávio Maltez Coca, responsável pela investigação.

A Praça dos Três Poderes foi alvo de ataques na noite dessa quarta, quando um homem e um carro explodirem nas proximidades do prédio do STF e no estacionamento Anexo IV da Câmara dos Deputados, respectivamente. O autor do atentado foi identificado como Francisco Wanderley Luiz, que foi candidato a vereador de Rio do Sul (SC) pelo Partido Liberal em 2020.

Na coletiva, Rodrigues disse:

“Grupos extremistas estão ativos. Esse episódio de ontem não é um fato isolado. A PF tem investigado num período recente. Houve tentativa de matar ministros da Suprema Corte”.


Leia mais:

Ex-mulher de homem-bomba de Brasília diz que objetivo do ataque era matar Alexandre de Moraes

VÍDEO: Veja momento em que homem-bomba explode na Praça dos Três Poderes


De acordo com o diretor-geral da PF, os “explosivos eram artesanais, mas com grau de grande de danos, parecido com granada” e, também, os atos teriam sido planejados com antecedência. “Há indícios de planejamento longo prazo”.

A PF também apura se Francisco esteve presente nos atos de vandalismo de 8 de janeiro de 2023.

A PF também detalhou como foi feita a busca na casa do homem-bomba:

“Entramos com um robô antibombas. O robô entrou e, em ato contínuo, ao abrir uma gaveta, houve explosão. Explosão gravíssima. O uso do robô salvou a vida de policiais”.

A Polícia Federal decidiu investigar como ato terrorista as explosões. O inquérito ficará a cargo da Divisão de Enfrentamento ao Terrorismo da Diretoria de Inteligência da PF.

*Com informações de Metrópoles

Deixe seu comentário
- Anúncio -
UEA - Universidade Estadual do Amazonas  - Informativo
Youtube - Rede Onda Digital
Siga-nos no Threads
Tribunal de Contas do Estado do Amazonas

| Compartilhar

Ivanildo Pereira
Ivanildo Pereira
Repórter de política na Rede Onda Digital Jornalista formado pela Faculdade Martha Falcão Wyden. Política, economia e artes são seus maiores interesses.

Mantenha-se conectado

Siga-nos no Threads

Mais lidas

- Anúncio -
Instagram Rede Onda Digital
Siga-nos no Threads
TV Onda Digital
Youtube - Rede Onda Digital
Entrar no grupo de Whatsapp - Rede Onda Digital
- Anúncio -