A Defesa Civil do Rio Grande do Sul atualizou neste sábado, 17, as informações sobre as consequências do ciclone extratropical que atingiu o estado, e outros do Sul do país, desde sexta, 16. Segundo a contagem, foram contabilizados até o momento 5 mortos e 10 desaparecidos no estado.
A quinta vítima recém confirmada é um homem de 29 anos, de Gravataí, que morreu “possivelmente por afogamento”, informou a Defesa Civil. Duas mortes foram registradas em São Leopoldo, uma em Maquiné e outra em Novo Hamburgo.
Leia mais:
Ciclone: saiba como é o fenômeno que atinge parte do sul do Brasil
VÍDEO: Ciclone atinge RS; 1 morto e 5 desaparecidos já são contabilizados
O balanço de desaparecidos foi atualizado para 10, com novos casos e pessoas resgatadas: São nove pessoas em Caraá e duas em Maquiné.
Há mais de 2 mil desabrigados em 39 municípios afetados. Segundo a Defesa Civil, o governo começou a enviar cestas básicas “para apoio imediato à população”.
Na manhã de deste sábado, ministros do governo Lula se reuniram com o governador do estado, Eduardo Leite (PSDB). Lula conversou com Leite e diz que governo está “à disposição”. Veja no tweet abaixo:
Há pouco, recebi ligação do presidente @LulaOficial, colocando o governo federal à disposição nas ações de mitigação dos efeitos do ciclone e na reconstrução que será necessária adiante, e informando que determinou a vinda do ministro Waldez Góes ao RS. Trabalharemos em conjunto. pic.twitter.com/vyEMH21ifR
— Eduardo Leite (@EduardoLeite_) June 16, 2023