A situação das chuvas que atingiram os estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul se agravou: as enxurradas desde a segunda-feira, 20/11, piorou a situação que já era ruim desde o último fim de semana.
Os temporais que atingiram o Rio Grande do Sul no fim de semana causaram danos e transtornos em 158 cidades, deixando 13.264 pessoas desalojadas e 3.737 desabrigadas, de acordo com a Defesa Civil do RS.
Já nesta terça, 21/11, o governador Eduardo Leite confirmou mais uma morte causada pelas enchentes: a vítima foi identificada como uma mulher de 67 anos não identificada, que foi encontrada morta dentro de uma casa alagada em Eldorado do Sul, na Região Metropolitana de Porto Alegre.
Com isso, são cinco mortes confirmadas no estado por causa das chuvas dos últimos dias.
Leia mais:
VÍDEOS: Temporais em Santa Catarina deixam dois mortos, enchentes e estragos
VÍDEOS: Chuvas do fim de semana deixam 8 mortos e mais de 8 mil desabrigados no Sul
Em Porto Alegre, o Guaíba atingiu nível máximo e superou a marca histórica pela segunda vez em dois meses. A prefeitura fechou as comportas do sistema de proteção contra enchentes, mas ainda assim várias não resistiram e a água do rio acabou invadindo várias ruas da capital.
A água chegou a invadir o CT do Inter – Veja abaixo:
Veja vídeo da inundação do Guaíba:
Em Santa Catarina, 71 municípios estão em situação de emergência por causa das chuvas — Rio do Sul, no Vale do Itajaí, é um dos mais afetados. Vários bairros continuam isolados e mais de 1,8 mil pessoas foram levadas para abrigos. Há seis mil desabrigados no estado, e três mortes foram contabilizadas.
Em Muçum, no Vale do Taquari, casas ficaram em ruínas. O município voltou a sofrer após ter passado por uma enxurrada devastadora há três meses.
Muitas famílias no município estavam começando a se recuperar da última enchente, e perderam tudo de novo.
*com informações G1