Neste domingo, 19, as fortes chuvas que assolaram o litoral norte do estado de São Paulo provocaram mortes e danos materiais em várias cidades. Os temporais causaram alagamentos, deslizamentos, deixaram centenas de pessoas desabrigadas e interditaram as rodovias Rio-Santos, Mogi-Bertioga e Tamoios.
Pelo menos 36 pessoas morreram, segundo dados contabilizados até o momento. As possibilidade desse número aumentar é concreta.
Há registro de mais de 200 pessoas desalojadas e mais de 300 desabrigadas.
Leia mais:
VÍDEOS: Chuva causa mais prejuízos em zonas de Manaus
VEJA VÍDEOS: Chuva na manhã de hoje causa estragos em Manaus
Foi decretado estado de calamidade nas cidades de Ubatuba, São Sebastião, Ilhabela, Caraguatatuba e Bertioga. A programação de carnaval para estes municípios foi cancelada.
O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), e o coordenador estadual da Defesa Civil, Coronel Henguel Ricardo Pereira, já visitaram São Sebastião. O governador pediu auxílio do Exército para resgatar os soterrados.
O ministro Waldez de Góes (PDT), do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, já se pronunciou sobre o ocorrido e anunciou que equipe da Defesa Civil Nacional chegará à região de São Sebastião nesta segunda-feira.
O volume de chuva nas últimas 24 horas superou o total esperado para o mês em três das quatro cidades do Litoral Norte de São Paulo, segundo a Defesa Civil.