Um carro que transportava cinco embalagens de material radioativo foi furtado, neste domingo (30/06), em São Paulo, mas o caso veio à tona, nesta sexta-feira (05/07), após alerta da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN).
A empresa Medical Armazenagem Logística e Distribuição Ltda, responsável pelo veículo, não se manifestou sobre o caso. De acordo com o G1, as circunstâncias do furto não foram divulgadas e nenhum suspeito pelo crime foi identificado ou localizado pela polícia.
Leia mais
Japão vai despejar água com material radioativo de Fukushima no mar pela 5ª vez
Sobreviventes de Chernobyl apontam o “perigo constante” na maior usina da Europa
Em nota, a CNEN alertou a população sobre os riscos à saúde do material radioativo.
“Esclarecemos que o material radioativo furtado com o veículo está acondicionado em embalagens de chumbo que o blindam e evitam qualquer irradiação para o ambiente. No entanto, a manipulação inadequada pode vir a causar danos à saúde. Por esse motivo, alertamos a população para, caso encontre o material radioativo, mantenha distância segura e contacte imediatamente a CNEN pelos telefones (21) 98368-0734 ou (21) 98368-0763 e também a Polícia. No momento em que foram furtados, o veículo e o material radioativo encontravam-se sinalizados com o símbolo internacional de radiação ionizante”, informou a Comissão.