As informações coletadas da caixa-preta do avião da VoePass que caiu na última sexta-feira (9/08), em Vinhedo (SP), mostram que o último registro foi de gritos dos passageiros. O acidente aéreo teve 62 vítimas fatais.
Os áudios foram revelados nesta quarta-feira (14/08) pelo Laboratório de Leitura e Análise de Dados de Gravadores do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa).
Nos áudios captados na caixa-preta, mostram que o copiloto Humberto de Campos Alencar e Silva percebeu que o avião estava perdendo altitude, e de imediato avisou ao piloto Danilo Santos Romano que era preciso estabilizar o avião.
Leia mais:
VoePass: Investigação sobre queda de avião pode levar até um ano
Laudo do IML diz que vítimas da queda do avião em Vinhedo morreram de politraumatismo
Porém, a tentativa de estabilizar o avião não deu certo e, após um minuto após perceber que a aeronave tinha perdido altitude, começou a cair e os últimos registros dos gravadores foram os gritos da tripulação durante um minuto de queda.
A investigação ainda aponta que apenas a análise dos áudios da cabine não é possível identificar a causa da queda. A hipótese de formação de gelo nas asas não foi confirmada, nem descartada pelos investigadores.
A Força Aérea Brasileira (FAB) informou que o relatório preliminar sobre a queda do avião da VoePass, em Vinhedo (SP), deve sair em 30 dias. Os investigadores pretendem dar um desfecho com o relatório e tratam a tragédia como obscura.
*com informações do Metrópoles.