O Brasil foi um dos países que mais utilizou inteligência artificial (IA) no ano de 2024. O estudo, realizado pela Ipsos em parceria com o Google, consultou 21 mil pessoas em 21 países. De acordo com os dados, 54% dos brasileiros relataram utilizar a IA generativa, que cria conteúdos como imagens, músicas e textos. A média global dos demais países é de 48%.
O relatório Nossa Vida com IA: Da inovação à aplicação apresenta uma visão otimista sobre o avanço do uso das inteligências artificiais. Para 65% dos brasileiros, as IAs são ferramentas promissoras, contribuindo para diversas áreas da vida, como entretenimento e trabalho. A média global de otimismo é de 57%.
No setor profissional, 60% dos brasileiros acreditam que a IA aumenta as expectativas de ganhos e empregos. No restante do mundo, 49% dos entrevistados compartilham dessa opinião. Esse número chama a atenção, especialmente porque, em 2023, 20% dos brasileiros acreditavam em um impacto negativo do uso de inteligências artificiais no ambiente de trabalho. Em 2024, essa taxa caiu para 15%.
A pesquisa também revela que os brasileiros enxergam os avanços da IA de forma positiva, destacando sua aplicação em áreas como ciência (80%), medicina (77%), agricultura (74%) e segurança cibernética (67%).
Leia mais:
Banco Central posta vídeo informal falando sobre taxação de Pix e divide opiniões na internet
Inflação em 2024 afetou mais as famílias pobres do que as ricas, diz Ipae
Fábio Coelho, presidente do Google Brasil, mostrou entusiasmo com a visão otimista dos brasileiros em relação aos avanços da inteligência artificial generativa. “Os resultados da pesquisa demonstram a confiança dos brasileiros no potencial da IA para gerar impactos positivos no trabalho, na educação e na vida cotidiana. O Google está comprometido em apoiar essa jornada, oferecendo ferramentas e recursos que ajudem brasileiros de todas as áreas a prosperar nesta nova era”, declarou.
Os brasileiros destacam que a inteligência artificial facilita o cotidiano. Seu uso se sobressai em áreas como busca por informações online (81%), assistência pessoal (76%) e apoio aos estudos (74%). Atualmente, há um consenso sobre a importância de ferramentas de escrita. Aplicativos como o ChatGPT estão entre os mais utilizados (85%), enquanto tradutores aparecem com uma taxa de uso de 89%.
Por fim, 78% dos entrevistados afirmaram utilizar IA no ambiente de trabalho, seja para produção textual, correções ou para encontrar soluções para tarefas mais complexas.