A recente suspensão do X no Brasil deixou muitos usuários à procura de novas plataformas para se expressar e se conectar. Mas não se preocupe, neste guia, você encontrará algumas alternativas para a rede social do antigo passarinho azul.
Threads: A aposta da Meta
Lançado pela Meta, dona do Instagram, o Threads rapidamente se tornou uma das principais concorrentes do X. Com uma interface familiar para os usuários do Instagram, o Threads permite que você siga seus amigos e crie threads (conversas) curtas e envolventes.
Mastodon: A rede descentralizada
O Mastodon é uma plataforma de código aberto e descentralizada, o que significa que não há uma única empresa controlando toda a rede. Essa característica garante maior liberdade e privacidade aos usuários. O Mastodon é organizado em servidores, cada um com suas próprias regras e comunidades.
No Mastodon, as publicações são chamadas de toots, limitadas a 500 caracteres cada. Assim como no Twitter, é possível publicar fotos, vídeos ou até arquivos de áudio e subir hashtags.
O aplicativo está disponível tanto para dispositivos Apple quanto para Android. Para criar uma conta, basta clicar aqui e seguir as instruções do site quanto a interesses e idioma
Bluesky: A criação de Jack Dorsey
Criada por Jack Dorsey, um dos fundadores do Twitter, a Bluesky busca oferecer uma alternativa mais aberta e descentralizada ao X. A plataforma ainda está em desenvolvimento, mas já conta com uma comunidade crescente de usuários.
O aplicativo é bem parecido com o Twitter, tendo a mesma formatação, mas em uma versão mais minimalista. As funções são praticamente as mesmas: é possível fazer publicações em texto, com no máximo 256 caracteres, e em imagens, assim como excluir seus posts e curtir, comentar e repostar as publicações de outros usuários.
Reddit: Muito além dos memes
O Reddit é uma plataforma de fóruns online onde os usuários podem discutir sobre diversos temas. Com uma infinidade de comunidades (subreddits), o Reddit oferece um ambiente rico para debates e discussões.
Durante as conversas nas comunidades, é possível iniciar uma discussão, fazer votações e até criar novos tópicos nas discussões em aberto.
Outras opções:
- O bom e velho Facebook: O Facebook pode estar em baixa entre os usuários mais jovens, mas continua sendo a maior rede social do mundo. A plataforma tem como princípio a conexão mútua de pessoas: as amizades são adicionadas apenas se os dois usuários aceitarem um convite – uma das únicas com a lógica, atualmente.
- Tumblr: Uma plataforma que combina blog e rede social, ideal para quem gosta de compartilhar textos mais longos e criativos.
- Discord: Conhecido principalmente pela comunidade gamer, o Discord é uma plataforma de comunicação por voz e texto que permite a criação de servidores para comunidades específicas.
Leia Mais:
Após decisão de Moraes, X (antigo Twitter) amanhece fora do ar no Brasil
Arthur Neto critica suspensão do X no Brasil e acusa STF de ameaçar a democracia
Informações Isto É