A seleção brasileira de futebol jogará com o uniforme totalmente preto, no amistoso contra Guiné, no próximo sábado, 17. A partida será realizada em Barcelona, na Espanha, e será a primeira vez em 109 anos de história da Seleção masculina que o time entrará em campo usando a cor preta.
A iniciativa, anunciada nesta segunda-feira (12) pela CBF (Confederação Brasileira de Futebol), faz parte de uma série de ações organizadas pela entidade para combater o racismo. Veja o anúncio no post da CBF abaixo:
Até quando ainda vamos vivenciar, em pleno século XXI, episódios como o que acabamos de presenciar, mais uma vez, em La Liga?
Até quando a humanidade ainda será apenas espectadora e cúmplice de atos cruéis de racismo?
Até quando vamos precisar lembrar que é crime?
Até quando… pic.twitter.com/S8LfAYhpiD
— CBF Futebol (@CBF_Futebol) May 21, 2023
Leia mais:
“As reservas”: Amantes dos jogadores de futebol têm grupo no WhatsApp juntas, diz jornalista
Caso Vini Jr.: 4 suspeitos de enforcar boneco do jogador são liberados sob fiança
A decisão da CBF foi tomada após os novos episódios de racismo envolvendo o atacante brasileiro Vinicius Jr., que joga pelo Real Madrid. No último dia 21, o jogador foi alvo de insultos racistas – na derrota por 2 a 1 para o Valência – pela 10ª vez seguida na competição.
O Brasil vai jogar todo o primeiro tempo da partida com uniforme preto. Após o intervalo, a equipe comandada interinamente por Ramon Menezes atuará com a camisa amarela, que também fará alusão à luta contra o racismo.
O jogo vai acontecer no RCDE Stadium, em Barcelona, com início às 21h30 (horário de Brasília).