Durante um seminário sobre vacinação na Academia Nacional de Medicina, no Rio de Janeiro, o diretor da Opas (Organização Pan-Americana de Saúde), Jarbas Barbosa, anunciou neste sábado (9/12) que o Brasil está a caminho de restabelecer, nos próximos meses, seu certificado de eliminação do sarampo.
“O Brasil já se encontra há um ano sem nenhum caso novo diagnosticado, o que nos permite também ter uma esperança muito grande de que, nos próximos meses, a comissão de verificação possa certificar novamente o país”, disse Barbosa.
Em 2016, o Brasil foi reconhecido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) com o certificado de eliminação do sarampo. Contudo, em 2019, esse status foi revogado devido a um surto da doença.
Leia mais:
Lula define representante do Brasil para reunião entre Venezuela e Guiana; saiba quem é
As Américas foram o primeiro continente a receber um certificado regional de eliminação do sarampo. No entanto, surtos no Brasil e na Venezuela levaram à suspensão da certificação regional em 2018. Recentemente, uma comissão da Opas constatou que a Venezuela interrompeu a transmissão da doença, restando apenas o Brasil para que o continente possa ser novamente considerado livre do sarampo.