A dengue continua um problema de saúde sério no Brasil: o país bateu recorde de mortes pela doença em 2023. Os dados são do Ministério da Saúde, divulgados por meio do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan online).
Foram 1.079 mortes registradas no Brasil pela doença este ano, até esta quarta, 27/12. O número supera o do ano de 2022, que já era o maior observado pelo Sinan, que foi de 1.052.
O Ministério da Saúde emitiu nota sobre a previsão de aumento de casos da dengue no país. Diz o comunicado:
“O Ministério da Saúde vai investir R$ 256 milhões no fortalecimento da vigilância das arboviroses. O momento é de intensificar os esforços e as medidas de prevenção por parte de todos para reduzir a transmissão das doenças. Para evitar o agravamento dos casos, a população deve buscar o serviço de saúde mais próximo ao apresentar os primeiros sintomas”.
Leia mais:
Lei que permite mulheres a terem acompanhante em atendimento de saúde é sancionada
Vacinação contra Covid-19 terá campanha anual, diz Ministério da Saúde
Ainda segundo a pasta, foi incorporada, no último dia 21, a vacina contra dengue no Sistema Único de Saúde (SUS). Porém, num primeiro momento ela não será aplicada em larga escala, já que o laboratório fabricante do imunizante, Takeda, afirmou que tem uma capacidade restrita de fornecimento de doses.
Devido a isso, a vacinação será focada em públicos e regiões específicas. As estratégias para uso das doses disponíveis deverão ser divulgadas nas primeiras semanas deste mês de janeiro.
*Com informações de Agência Brasil