O ex-presidente da república, Jair Bolsonaro (PL), embarcou de volta ao Brasil na noite desta quarta-feira (29), após quase três meses nos Estados Unidos. O desembarque de Bolsonaro no Aeroporto Internacional de Brasília está previsto para às 7h10 (horário de Brasília) desta quinta-feira (30).
Bolsonaro embarcou no Aeroporto Internacional de Orlando, em Orlando, Flórida. Conforme noticiado pela CNN, o ex-presidente viajará na classe econômica de um voo que não teve o número revelado.
Para o retorno ao país que governou entre 2019 e 2022, o ex-mandatário planejava desfilar em carro aberto e discursar para apoiadores ainda no aeroporto. No entanto, os planos foram descartados devido ao forte esquema de segurança da Polícia Federal (PF), que teria orientado o ex-presidente a sair por uma rota alternativa, ao invés do saguão convencional.
A PF também reforçou que manifestações e novos acampamentos não serão permitidos, e recomendou aos apoiadores de Jair que evitem ir ao aeroporto para não atrapalhar o andamento dos voos durante a manhã.
Veja também:
PF intima Bolsonaro e assessores a deporem em inquérito das joias
Brasília reforça segurança na véspera da volta de Bolsonaro
Inicialmente o Partido Liberal (PL), cujo Bolsonaro será presidente de honra, planejava mobilizar a militância pelas redes sociais para a recepção, mas após a orientação da PF, o partido emitiu uma nota informando que “não está previsto qualquer evento ou fala do ex-presidente”.
Após o desembarque, ele encontrará com a esposa Michelle Bolsonaro, Valdemar Costa Neto e o general Braga Netto. Eles devem, então, se reunir com outras autoridades na sede do PL, no Complexo Brasil, em Brasília.