A Caixa Econômica Federal informou nesta quinta-feira (25) que os trabalhadores podem consultar e solicitar o saque de valores relativos ao PIS/Pasep por meio do aplicativo do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS). De acordo com a instituição, R$ 24,6 bilhões em cotas do PIS/Pasep estão disponíveis e 10,6 milhões de pessoas têm valores a receber.
Tem direito aos recursos quem trabalhou com carteira assinada na iniciativa privada, ou como servidor público, entre 1971 e 1988. O valor médio das cotas é de R$ 2.300, mas o saldo individual de cada um vai depender de quanto tempo a pessoa trabalhou, entre 1971 e 1988, e qual era seu salário naquele momento.
Leia mais:
Resgate seu dinheiro esquecido no PIS/PASEP e outros fundos
Pagamento do PIS/Pasep começa nesta terça-feira; confira calendário
Em 2019, o governo autorizou que todos os trabalhadores pudessem buscar esses recursos e efetuar o saque integral. Até aquele momento, só podia ser sacado em casos específicos, como aposentadorias ou doenças graves.
Os trabalhadores também podem solicitar o pagamento nas agências da Caixas. Nesse caso, devem apresentar documento de identificação pessoal, certidão do PIS/Pasep e declaração de dependentes habilitados. “A forma mais fácil e rápida [de sacar os recursos] é por meio do APP o FGTS, que pode ser baixado gratuitamente”, declarou o vice-presidente da Caixa, Edilson Carrogi.
Via g1