Um erro envolvendo um Airbus da Latam que havia decolado do aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, quase provocou uma tragédia na manhã desta terça (14); os pilotos chegaram perto de pousar na pista errada.
O destino do voo era São José do Rio Preto, no interior paulista. Só que, equivocadamente, os pilotos quase pousaram na cidade de Catanduva. A pista de Catanduva, curta e estreita, é imprópria para o pouso de jatos do tamanho do Airbus A320 como aquele que operava o voo da Latam.
O que evitou um acidente grave foi a torre de comando em Catanduva, que alertou os pilotos do Airbus quando eles já estavam em fase de aproximação para o pouso. A torre disse que o aeroporto que eles estavam vendo a partir da cabine e do qual estavam se aproximando era o de Catanduva, e não o de São José do Rio Preto. No áudio, o controlador da torre chega a afirmar:
“O senhor está visual com Catanduva”.
Ouça abaixo:
Leia mais:
Vídeo: Na BA, turbina de avião pega fogo e passageiros entram em pânico
Avião com quase meia tonelada de cocaína pousa em fazenda do cantor Leonardo, em Goiás
O Airbus teve de arremeter, ou seja, abortar o pouso, quando estava a cerca de 300 metros do chão e com a pista se aproximando rapidamente.
Havia 110 pessoas a bordo do avião. O piloto chegou a mencionar que houve uma “divergência no GPS”, sistema de geolocalização por satélite, o que pode ter causado o incidente.
A pista de Catanduva não tem comprimento nem largura para o pouso de um Airbus: A largura de pista recomendada no manual do A320 é de 45 metros – o documento estabelece 30 metros como o mínimo necessário. A da pista é apenas 20 metros, e com ruas nas proximidades. O avião poderia perder o controle e causar um acidente de graves proporções.
Após arremeter, o Airbus seguiu para o seu aeroporto de destino. A aeronave aterrissou em São José do Rio Preto, às 9h28.
A Latam divulgou nota sobre o incidente, que diz:
“A Latam Airlines Brasil informa que o voo LA4640 (São Paulo/Guarulhos-São José do Rio Preto) de hoje (14/11) pousou em total segurança no aeroporto de São José do Rio Preto às 09h31. Todos os passageiros foram desembarcados normalmente. A aeronave iniciou descida na altura de Catanduva até o destino final. A Latam reforça que todas as suas ações visam garantir uma operação segura”.
Com informações de Metrópoles.