Um avião de pequeno porte, modelo Cessna Aircraft 182S, caiu em uma fazenda localizada no município de Aquidauana, no Pantanal de Mato Grosso do Sul, na tarde da última sexta-feira (27/12). As informações foram divulgadas apenas neste domingo (29/12).
As três pessoas a bordo foram resgatadas com vida após uma operação aérea coordenada pela Coordenadoria Geral de Policiamento Aéreo e o Departamento de Operações de Fronteira (DOF). O acesso ao local foi realizado exclusivamente por helicóptero, já que a área é cercada por vegetação alagada, característica do bioma pantaneiro.
Veja o vídeo:
📌 Avião de pequeno porte cai no Pantanal e três pessoas são resgatadas pic.twitter.com/5xNYgDkemw
— Rede Onda Digital (@redeondadigital) December 29, 2024
As vítimas foram encaminhadas para uma unidade de saúde em Aquidauana, onde receberam os cuidados necessários. Até o momento, as identidades dos ocupantes do avião de pequeno porte não foram divulgadas.
Aeronave não possuía certificação para táxi aéreo
O avião, identificado pelo prefixo PT-WPI, pertence à empresa Ibitiguaia Agropecuária Ltda., segundo registro na Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Fabricado em 1997, o modelo não possui autorização para operar como táxi aéreo.
As causas do acidente com o avião de pequeno porte ainda são desconhecidas e serão investigadas pelo Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) e por técnicos da Anac.
Leia também:
VÍDEO: Avião com 77 passageiros pega fogo ao fazer pouso de emergência, no Canadá
VÍDEO: Avião faz pouso de emergência na Noruega e sai da pista
Entre os fatores a serem analisados estão as condições climáticas, possíveis falhas mecânicas ou erros humanos. Imagens do local mostram a aeronave tombada de ponta-cabeça em meio à área alagada, sugerindo o impacto severo contra o solo.
*com informações de Metrópoles