A nova Isabelle ou apenas implicância? A amazonense Arleane Marques, de 34 anos, foi criticada nas redes sociais após entrar na casa do Big Brother Brasil (BBB25) usando um acessório indígena. Internautas acusaram a competidora de “imitar” a ex-BBB Isabelle Nogueira, que fez da cultura amazonense a sua marca registrada na edição anterior do programa.
Arleane, que usava um brinco de penas ao entrar na casa, foi chamada de “indiazinha” por alguns usuários nas redes sociais, termo considerado inadequado e preconceituoso para se referir a povos indígenas. As acusações de imitação e os comentários depreciativos geraram debates sobre respeito às raízes culturais.
Arleane nasceu na aldeia indígena Bela Vista, no Alto Castanho, no Amazonas, e demonstra orgulho por suas origens e pela história de sua família. Formada em estética e cosmética, a manauara também tem uma forte ligação com as manifestações culturais do estado.
Leia mais
BBB25 fracassa na estreia e tem pior audiência histórica
BBB25: Dieta a base de ovos de Gracyanne Barbosa chama atenção fora da casa
Ela será a Cunhã-Poranga do Boi Garanhão no Festival Folclórico do Amazonas em 2025, além de ser Rainha de Bateria da A Grande Família, uma das principais escolas de samba de Manaus. Em 2023, Arleane foi coroada Rainha do Carnaval de Manaus.
Arleane também possui um histórico de conquistas em concursos de beleza, sendo eleita Rainha Indígena do Peladão em 2007, quando representou o time Manaós e, ainda foi finalista da competição televisiva Peladão a Bordo.
Até o momento a equipe de Arleane ainda não se pronunciou oficialmente sobre o caso.