A vitória de Fernanda Torres na categoria “Melhor Atriz de Drama” no Globo de Ouro, pelo filme “Ainda Estou Aqui”, dirigido por Walter Salles, gerou polêmica após ser desmerecida por apresentadoras do programa argentino “Vamos Las Chicas”, exibido pelo canal La Ciudad.
As declarações de Victoria Casaurang, Mercedes Cordero e Paula Galloni repercutiram negativamente entre internautas brasileiros, que criticaram duramente as apresentadoras nas redes sociais.
Durante o programa, Mercedes Cordero comentou que o prêmio não garantia uma indicação ao Oscar, minimizando a conquista da atriz brasileira:
“Na verdade, a corrida está apenas começando. Quem ganha o Globo de Ouro não necessariamente ganha o Oscar. Há muitas premiações no meio e até outros candidatos”.
Em seguida, Victoria Casaurang, conhecida como Vicky, zombou da aparência de Fernanda Torres, afirmando que a atriz estava tão convencida de que não ganharia que “nem sequer foi penteada para a premiação”.
A discussão continuou com Mercedes destacando a qualidade das concorrentes na categoria e mencionando que Fernanda Montenegro, mãe de Fernanda Torres, também foi indicada ao Globo de Ouro pelo filme “Central do Brasil”, também de Walter Salles, há 25 anos.
“Pretendo assistir a todos os filmes [que estavam na disputa] para avaliar as atuações das atrizes”, completou. Por sua vez, Paula Galloni disse que as outras concorrentes “fingiram demência e aplaudiram” ao ouvir o nome de Fernanda Torres como vencedora.
Veja vídeo:
Os comentários das apresentadoras geraram uma onda de revolta nas redes sociais, especialmente entre internautas brasileiros. Confira alguns comentários no X (antigo Twitter):
A repercussão negativa levou as apresentadoras a limitarem os comentários em seus perfis nas redes sociais (10/01). Horas depois os internautas começaram a denunciar os perfis, que supostamente caíram.
Fernanda Torres vence Globo de Ouro
Fernanda Torres superou concorrentes de peso, como Angelina Jolie, indicada por “Maria Callas”, e Nicole Kidman, por “Babygirl”. Sua performance em “Ainda Estou Aqui”, dirigido por Walter Salles, foi amplamente elogiada pela crítica internacional e consolidou seu nome como uma das grandes atrizes da atualidade.
Veja o momento em que Viola Davis anuncia o nome de Fernanda Torres como vencedora da categoria:
FERNANDA TORRES VENCEU O GLOBO DE OURO NA CATEGORIA ‘Melhor Atriz em Filme de Drama’. #GloboDeOuro #GoldenGlobes pic.twitter.com/ooogrDT7FU
— Rede Onda Digital (@redeondadigital) January 6, 2025
Ao receber o prêmio, Fernanda Torres destacou a importância da arte e agradeceu a pessoas fundamentais em sua carreira e vida pessoal.
“Meu Deus, eu não preparei nada, não sabia se estava pronta. Este foi um ano extraordinário para as atrizes. Há tantas aqui que eu admiro profundamente”, declarou.
A atriz também dedicou o prêmio ao diretor Walter Salles e à sua mãe, a também atriz Fernanda Montenegro.
“Vocês não fazem ideia. Ela esteve aqui há 25 anos. Isso é uma prova de que a arte permanece ao longo da vida, mesmo em momentos difíceis, como os que Eunice Paiva enfrentou”, disse, referindo-se à personagem que interpretou no filme.
Emocionada, Torres concluiu:
“Dedico este momento à minha mãe, à minha família, ao Andrucha [Waddington, marido da atriz], ao Selton [Mello], aos meus filhos e a todos. Muito obrigada ao Globo de Ouro, a Michael Barker [diretor da Sony Pictures Classics], Mara e tantas outras pessoas. Muito obrigada!“.
THE MOTHER!!! ✨
Fernanda Torres fez história no Globo de Ouro. Neste domingo (5/1), a intérprete de Eunice Paiva em “Ainda Estou Aqui” se tornou a primeira brasileira a vencer o prêmio de Melhor Atriz em filme de drama.
Em seu discurso de agradecimento, Fernanda exaltou a sua… pic.twitter.com/wywhc3SWIO— Rede Onda Digital (@redeondadigital) January 6, 2025