O cientista e apresentador da TV holandesa Freek Vonk divulgou um vídeo impressionante, no qual ele afirma ter encontrado na Amazônia o que descreve como uma nova espécie de sucuri.
Veja abaixo:
Em seu Instagram, Vonk escreveu:
“Hoje, junto com outros 14 cientistas de nove países, descrevi uma nova espécie de cobra da Amazônia, que pode ser a maior do mundo. E não qualquer uma, é uma serpente gigante! Descobrimos que a maior espécie de cobra do mundo, a anaconda-verde, como todos a conhecemos pelos filmes e por todas as histórias sobre cobras gigantes, é na verdade duas espécies diferentes!
Embora pareçam quase idênticas à primeira vista, a diferença genética entre as duas é de 5,5%, e isso é enorme. Para colocar isso em perspectiva, humanos e chimpanzés são geneticamente diferentes entre si apenas em cerca de 2%”.
Leia mais:
VÍDEO: Jacaré é flagrado passeando na Zona Oeste de Manaus
VÍDEO: Suspeito de abandonar cachorro amarrado em sacola plástica é preso, em Manaus
O animal tem 8 metros de comprimento. Especula-se que pese cerca de 200 kg.
Também de acordo com o cientista, essa cobra foi batizada cientificamente como Eunectes akayima ou sucuri-verde-do-norte. A descoberta foi publicada na revista científica “Diversity” no último dia 16. Até então, apenas uma espécie de sucuri-verde, a Eunectes murinus, conhecida popularmente como sucuri-verde-do-sul, era reconhecida na região.
Conforme revelado pelo estudo publicado na Diversity, a sucuri-verde-do-sul (Eunectes murinus) pode ser encontrada em regiões que abrangem Bolívia, Brasil, Peru e Guiana Francesa. Por outro lado, sucuri-verde-do-norte (Eunectes akayima) é observada em territórios que incluem Colômbia, Equador, Guiana, Guiana Francesa, Suriname, Trindade e Tobago, além da Venezuela.
*Com informações de Terra