A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu nesta sexta, 10, a venda no Brasil de todas as pomadas para trançar, modelar ou fixar cabelos. A medida foi tomada devido a casos de usuários desses produtos terem apresentado cegueira temporária, inchaço ocular e inflamação nos olhos.
Somente no estado de Pernambuco, cerca de 250 pessoas foram atendidas em hospitais por causa desses produtos.
No final de janeiro, a Anvisa já tinha proibido a comercialização de 11 marcas de pomadas modeladoras para cabelo. Agora, a proibição passa a ser total. A medida abrange todas as pomadas que estiverem no comércio brasileiro, e vale tanto para as fabricadas no Brasil quanto para as importadas.
Leia mais:
Após relatos de cegueira Anvisa proíbe venda de pomadas capilares
Anvisa autoriza pesquisa com derivados da Cannabis em universidade
A agência informa que estão sendo realizados testes, provas e análises nos produtos. Enquanto a medida estiver em vigor, nenhum lote pode ser comercializado e não deve ser usado por consumidores e profissionais de beleza.
Oftalmologistas apontam que certos tipos de produtos, ao entrar em contato com os olhos, podem causar queimaduras e até a cegueira definitiva. Caso a pessoa tenha algum efeito adverso com o produto cosmético, ela deve notificar a Anvisa. O relato pode ser enviado através de dois links: Cidadão e profissionais de salão de beleza e Profissional de saúde.