As principais notícias de Manaus, Amazonas, Brasil e do mundo. Política, economia, esportes e muito mais, com credibilidade e atualização em tempo real.
Rede Onda Digital
Rede Onda Digital
Assista a TV 8.2

Ministro Alexandre de Moraes determina bloqueio do aplicativo Telegram no Brasil

18/03/22 às 19:03h
Ministro Alexandre de Moraes determina bloqueio do aplicativo Telegram no Brasil

Hoje, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes determinou que as plataformas digitais e provedores de internet adotem mecanismos para inviabilizar a utilização do aplicativo Telegram no país, em essência promovendo o bloqueio do app de troca de mensagens. A determinação de Moraes atende a pedido da Polícia Federal.

Era uma medida já de certo modo esperada, devido ao fato da direção do aplicativo não atender a decisões judiciais para bloqueio de perfis apontados como disseminadores de informações falsas, e por se recusar a firmar acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para evitar disseminação de fake news durante a vindoura eleição deste ano. Várias plataformas de redes sociais firmaram acordo com o TSE, mas o Telegram se recusou até a responder os contatos do tribunal. No seu despacho, Moraes escreveu:

“a plataforma Telegram, em todas essas oportunidades, deixou de atender ao comando judicial, em total desprezo à Justiça Brasileira”.


Leia mais:

Moraes autoriza compartilhamento de provas de vazamento por Bolsonaro com investigação de milícias digitais

TSE firma acordo de combate a fake news nas eleições com 8 plataformas – menos Telegram


No pedido encaminhado ao Supremo, a Polícia Federal que “o aplicativo Telegram é notoriamente conhecido por sua postura de não cooperar com autoridades judiciais e policiais de diversos países”, e que isso lhe daria “uma vantagem em relação a outros aplicativos de comunicação, o que o torna um terreno livre para proliferação de diversos conteúdos, inclusive com repercussão na área criminal”.

Moraes ainda estipula multa de R$ 100 mil reais ao dia para empresas que não cumprirem o bloqueio ao aplicativo. A ordem para bloqueio do Telegram ainda está em fase de cumprimento, com as empresas sendo notificadas pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

Via G1.
Ministro Alexandre de Moraes determina bloqueio do aplicativo Telegram no Brasil - Rede Onda Digital