As Forças Armadas realizaram o lançamento do primeiro foguete 100% brasileiro. O VSB-30 decolou da base de Alcântara, no Maranhã, às 14 horas do domingo 23. A bordo, Modelo de Qualificação da Plataforma Suborbital de Microgravidade (PSM), que será utilizado para pesquisas científicas.
“O VSB-30 é um foguete da família sonda, que possuiu estágios à propulsão sólida, estabilizado rotacionalmente”, informaram as Forças Armadas, em nota. O equipamento tem capacidade de transportar cargas de até 400 quilos. De acordo com a instituição, o apogeu do voo ocorreu a 277 quilômetros da superfície terrestre, depois de sete minutos de voo
Presente no local, Paulo Alvim, ministro da Ciência e Tecnologia, disse que o lançamento do primeiro foguete 100% brasileiro é motivo de orgulho. “É o início de um ciclo de muitas conquistas que, com certeza, virão”, afirmou.
A PSM é responsável por todo monitoramento e comunicação com a carga antes e durante a missão. O equipamento é composto de um conjunto de módulos controlado em velocidade angular, equipado com um sistema de telemetria para a transmissão de dados de voo e dos experimentos e dotado de um sistema de recuperação para resgate no mar. O desenvolvimento ocorreu por meio de uma parceria entre a Financiadora de Estudos e Projetos, o Instituto de Aeronáutica e Espaço e a Empresa Orbital Engenharia.