As principais notícias de Manaus, Amazonas, Brasil e do mundo. Política, economia, esportes e muito mais, com credibilidade e atualização em tempo real.
Rede Onda Digital
Ouça a Rádio 92,3Assista a TV 8.2

Vulcão na Islândia entra em erupção pela quarta vez em três meses; veja imagens

Vulcão na Islândia entra em erupção pela quarta vez em três meses; veja imagens

Os fluxos de lava da erupção não atingiram por pouco a cidade pesqueira de Grindavík, mas conseguiram chegar ao mar. (Foto: reprodução/IMO/Segurança Pública/Björn Oddsson)

Um vulcão entrou em erupção no sudoeste da Islândia pela quarta vez em três meses. A lava em direção à cidade de Grindavik levou as autoridades a desocupar o popular resort termal Lagoa Azul (traduzido: Blue Lagoon), em meio a avisos de emergência.

A erupção entre as montanhas Hagafell e Stora Skogfell na Península de Reykjanes começou na noite de sábado (16/03), de acordo com o Escritório Meteorológico da Islândia. Rapidamente uma fissura de quase 3km de comprimento se formou no solo, disse o escritório.

A lava ainda estava fluindo no início de domingo, e imagens da erupção estavam sendo transmitidas ao vivo pela RUV, a emissora nacional da Islândia. Assim como na erupção em fevereiro deste ano, desta vez, a lava seguiu para o norte da cidade e em direção à estrada principal que leva ao local, Grindavíkurvegur.


Leia mais:

VÍDEO: Vulcão na Islândia entra em erupção pela terceira vez em menos de dois meses

VÍDEO: Lava de vulcão na Islândia destrói casas e deixa cidade evacuada


Avaliações iniciais sugeriram que a erupção era a maior das quatro recentes na área, desde que enxames de terremotos fizeram o sistema vulcânico Svartsengi despertar pela primeira vez em quase 800 anos. A polícia islandesa declarou estado de emergência local, informou a Reuters.

No entanto, não foram registradas vítimas ou danos severos de infraestrutura, nem perturbações no abastecimento de água e eletricidade. Os aeroportos regionais, incluindo o principal, o Aeroporto de Keflavik, na península, mantiveram as operações.

No início de domingo, a lava estava fluindo em direção ao sul e sudeste a uma velocidade de cerca de 1km/h, disse o Escritório Meteorológico. Se esse ritmo continuar, disseram a lava poderia chegar ao oceano — o que pode causar vapor e, em alguns casos, explosões de fragmentos de lava que podem ser perigosos para qualquer pessoa nas proximidades. Fumaça e tons laranja podiam ser vistos da capital islandesa, Reykjavik, de acordo com fotos.