Nesta sexta-feira (17/11), um terremoto de magnitude 7.2 na escala Richter atingiu a ilha de Mindanao, a segunda maior ilha no arquipélago das Filipinas, a uma profundidade de 60 km, de acordo com o Centro Alemão de Pesquisa em Geociências (GFZ).
Segundo as autoridades locais, os tremores foram registrados às 16h14 (horário local), matando uma pessoa, ferindo outras e danificando edifícios.
Um shopping center localizado ao Sul das Filipinas foi abalado, as imagens registradas, durante o terremoto, que circulam pela internet, mostram o desespero das pessoas, enquanto as estruturas tremem e desabam. Confira:
Angel Dugaduga, responsável pelo órgão de combate a desastres na cidade costeira de Glan, perto do epicentro, disse que pelo menos uma pessoa morreu e outras 18 ficaram feridas com base em um relatório inicial.
O prédio do escritório municipal e o ginásio da cidade também foram danificados pelo terremoto e a eletricidade foi interrompida pelo tremor, acrescentou Dugaduga.
Os terremotos são comuns nas Filipinas, que ficam no “Anel de Fogo”, um cinturão de vulcões que circunda o Oceano Pacífico e é propenso a atividades sísmicas.
A agência de sismologia filipina PHIVOLCS e o Centro de Alerta Tsunâmico do Pacífico disseram que não era esperado um tsunami.
*com informações do Terra