O Serviço Geológico Colombiano (SGC), afirmou nesta sexta-feira (19/1) que foi registrado um terremoto de magnitude 5,6, com profundidade de 33 quilômetros, com o epicentro registrado no município de Ansermanuevo, departamento de Valle del Cauca.
As autoridades procuravam determinar se há danos ou pessoas afetadas e, até o momento não houve relatos, segundo o site El Colombiano.
Um segundo movimento ocorreu no epicentro na própria Ansermanuevo. Foram 3,3 graus com uma profundidade de 48 quilômetros.
#SismosColombiaSGC Evento Sísmico – Boletín Actualizado 1, 2024-01-19, 06:26 hora local Magnitud 5.6, Profundidad 33 km, Ansermanuevo – Valle del Cauca, Colombia ¿Sintió este sismo? repórtelo https://t.co/pgC7OC2O7j https://t.co/63pt8nVsSe #NoticiaEnDesarrollo pic.twitter.com/natBpFSPpK
— Servicio Geológico Colombiano (@sgcol) January 19, 2024
Diversas cidades do sudoeste do país como Cali, Pereira, Armênia e Medellín, por volta das 6h26 da manhã, com uma réplica de 2,8, além de mais quatro réplicas. Vídeos de San José de Armenia, Quindío, circulam nas redes sociais e mostram o momento do terremoto e suas consequências.
❗💥🇨🇴 – More images of the moment the 5.6 magnitude earthquake shook San José de Armenia, Quindío, in Colombia. pic.twitter.com/YXMUndDPaK
— 🔥🗞The Informant (@theinformantofc) January 19, 2024
Segundo a mídia local, os relatórios fornecidos pelo SGC, relatam que o sismo apresentou uma “intensidade instrumental”, classificada como categoria VII muito forte.
Mesmo as autoridades não relatando danos às infraestruturas ou perdas humanas após o forte terramoto e as suas réplicas, alguns meios de comunicação da região divulgaram que organizações de socorro começaram a realizar rondas no local do epicentro, a fim de identificar se houve algum impacto do tremor.
Veja também:
VÍDEOS: Baixas temperaturas nos EUA geram cenas surpreendentes na internet
VÍDEOS: Barco na Índia vira e mata 12 crianças e 02 adultos
Escalas Sísmicas
O Serviço Geológico Colombiano através da Escala Macrossísmica Europeia (EMS-98), numa escala de 2 a 8 define a intensidade dos movimentos telúricos registados no país.
A intensidade 2 é descrita como “quase não sentida” enquanto a pessoa está em repouso;
Nível 3 quando é “levemente sentido” e geralmente é identificado pelo balanço de objetos dentro de um recinto.
Nos casos em que a escala sobe para o nível 4, é descrito como “amplamente sentido” por várias pessoas que estão dentro de um edifício, mas raramente fora dele. Uma forma de identificá-lo é vibrando as portas e janelas de dentro de casa.
Comparado com a intensidade de 5, “fortemente sentido”, ocorre quando pequenos objetos se movem, há balanço de portas ou janelas e podem aparecer pequenas rachaduras em edifícios ou casas.
A intensidade do tipo 6 implica “danos leves”, portanto nesta faixa algumas pessoas podem perder o equilíbrio como resultado do terremoto. Alguns objetos poderão cair e a infraestrutura poderá apresentar pequenos danos.
O nível 7 é classificado como “dano moderado”, onde móveis extremamente pesados são deslocados, causando rachaduras nas paredes da casa e podendo cair o revestimento das paredes.
E por fim a intensidade acima de 8, com “danos graves”. Neste ponto, as pessoas têm sérias dificuldades em ficar em pé, os objetos, independentemente do seu peso ou tamanho, caem e as estruturas mais antigas e mais fracas são suscetíveis de entrar em colapso.
*com informações El Colombiano