27.3 C
Manaus

DISQUE DENÚNCIA

TV Onda Digital AO VIVO

ao vivo

ao vivo

VÍDEO: Vulcão em erupção faz Indonésia emitir alerta de tsunami e evacuar mais de 10 mil pessoas

Publicado em:

- Anúncio -

Nesta quinta-feira (18/4), equipes de resgate trabalhavam arduamente para evacuar milhares de indivíduos de uma região isolada da Indonésia após a erupção de um vulcão, levando as autoridades a emitir um aviso de tsunami devido ao perigo de rochas caindo no mar.

O monte Ruang, situado no norte da Indonésia, iniciou a emissão de lava e cinzas na noite de terça-feira, e a atividade vulcânica observada na quarta-feira levou as autoridades a aumentar o nível de alerta ao máximo.

O vulcão continuava em erupção na quinta-feira, levando ao fechamento do aeroporto internacional Sam Ratulangi, em Manado, localizado a 100 km de distância. Ambar Suryoko, diretor da agência aeroportuária regional, comunicou que o fechamento foi devido ao risco que a cinza vulcânica representava para os voos.

As autoridades trabalhavam para evacuar 11 mil residentes da área circundante ao vulcão, incluindo alguns da ilha remota de Tagulandang, que tem aproximadamente 20 mil habitantes.


Leia também:

VÍDEO: Vulcão entra em erupção na Indonésia e obriga 800 pessoas a fugirem de suas casas

VÍDEO: Fortes chuvas deixam província da Indonésia isolada com inundações


Ikram Al Ulah, membro das equipes de resgate, relatou que “a estrada está coberta por material vulcânico” enquanto se encontrava no porto de Tagulandang.

Devido ao medo da erupção, alguns residentes começaram a deixar a área por conta própria durante a noite de quarta-feira, conforme mencionou Jandry Paendong, da agência local de busca e resgate.

Os socorristas estão utilizando barcos para evacuar os residentes e também tiveram que transferir 17 detentos da prisão da ilha de Tagulandang.

Alerta de tsunami

Uma zona de exclusão de seis quilômetros ao redor da cratera foi estabelecida, e um alerta de tsunami foi emitido devido à queda de material vulcânico no mar.

Hendra Gunawan, diretor da Agência de Vulcanologia da Indonésia, instruiu a comunidade da ilha de Tagulandang, especialmente aqueles próximos à praia, a permanecerem vigilantes devido ao risco de queda de rochas incandescentes e tsunamis causados pelo material vulcânico.

Em 2018, o vulcão indonésio Anak Krakatoa entrou em colapso e caiu no mar durante uma erupção, resultando em um tsunami que causou a morte de mais de 400 pessoas e feriu milhares.

O monte Ruang, localizado na província de Sulawesi do Norte, entrou em erupção às 21h45 de terça-feira e teve mais duas erupções na madrugada de quarta-feira, conforme informado por agências de vulcanologia e geologia.

A primeira erupção gerou uma coluna de cinzas com dois quilômetros de altura, e posteriormente o vulcão lançou material a uma altura de 2,5 quilômetros, segundo Muhamad Wafid, diretor da agência de geologia.

Na quarta-feira, a agência de vulcanologia alertou que a atividade do monte Ruang havia aumentado após dois terremotos registrados nas últimas semanas.

Devido à sua localização na região conhecida como “Círculo de Fogo do Pacífico”, a Indonésia, com quase 130 vulcões ativos, frequentemente registra atividades sísmicas e vulcânicas.

*Com informações de AFP

Deixe seu comentário
- Anúncio -
UEA - Universidade Estadual do Amazonas  - Informativo
Tribunal de Contas do Estado do Amazonas

| Compartilhar

Últimas Notícias

- Anúncio -
Rádio Onda Digital
Youtube - Rede Onda Digital
Entrar no grupo de Whatsapp - Rede Onda Digital
TV Onda Digital

Mantenha-se conectado

0FansLike
0FollowersFollow
513FollowersFollow
0SubscribersSubscribe
- Anúncio -