A Vila Olímpica, onde os atletas ficarão hospedados durante os Jogos de Paris 2024, foi inaugurada nesta quinta-feira (29/02). A cerimônia contou com a presença do presidente da França, Emmanuel Macron, que celebrou a entrega das instalações dentro do prazo estipulado. Também estiveram presentes a prefeita da cidade de Paris, Anne Hidalgo, o presidente do Comitê Organizados dos Jogos, Tony Estanguet, além de outras autoridades locais.
A Vila Olímpica fica localizada entre os municípios de Saint-Denis, Saint-Ouen e L’Île-Saint-Denis, sete quilômetros ao norte do centro da capital francesa. Após a realização do evento, o local se tornará um bairro sustentável para seis mil habitantes, com escolas, hotel, parque, lojas e escritórios.
Leia mais:
Ex-embaixador dos EUA admitiu ter espionado para Cuba
Alberto Fernández é acusado de desvio de fundos na Argentina
Durante as Olimpíadas, cerca de 14500 pessoas passarão pela Vila. Nas Paralimpíadas, serão nove mil. O primeiro evento acontecerá entre os dias 26 de julho e 11 de agosto. O segundo ocorrerá de 28 de agosto a 8 de setembro.
“É um grande dia”, discursou o presidente, ao receber a simbólica chave do local da construtora. “Uma demonstração de que a França é uma nação de construtores.” Empolgado com a obra dos 2807 apartamentos e a despoluição do rio Sena, onde ocorrerá uma grandiosa cerimônia de abertura, Macron até se dispôs a dar um mergulho no local.
A construção da vila ecológica gerou quase 2.000 empregos, sendo 1.136 destinados a residentes locais e custou cerca de 2 milhões de euros (pouco menos de R$ 11 milhões). “Obviamente, tem sido uma obsessão desde o início“, revelou Macron, que elogiou os operários franceses. “Temos uma quantidade colossal de trabalho sendo feita antecipadamente e vocês devem se sentir orgulhosos, pois cumpriram suas promessas.”
A Vila Olímpica fica próxima ao Stade de France, em Saint-Denis, onde serão disputadas as provas de atletismo. Ela foi projetada para facilitar a vida dos atletas e, além das mais de 12 mil acomodações, conta com restaurantes, áreas verdes de lazer, como campos de futebol, e espaços para passeios à beira do Sena.
Veja:
Avec vous en Seine-Saint-Denis.
Le plus grand projet de création et d’aménagement de France s’achève, en temps et en heure, au budget.
On avance et on sera tous au rendez-vous des jeux de Paris 2024 ! pic.twitter.com/0Ie871hFbH
— Emmanuel Macron (@EmmanuelMacron) February 29, 2024
Le Village Olympique et Paralympique 🥇
82 bâtiments, 3.000 appartements et 7.200 chambres : le Village offrira des conditions de vie idéales aux athlètes, pour servir leurs performances et magnifier le spectacle pendant les compétitions.
Félicitations à la @SOLIDEO_JOP pour ce… pic.twitter.com/hX6nVPFEus
— Paris 2024 (@Paris2024) February 29, 2024