Um vídeo filmado na cidade chinesa de Chengdu está chamando atenção nas redes sociais: Um morador local gravou o momento em que aparecem sete sóis no céu.
O vídeo foi gravado num local não identificado da cidade, no último domingo (18/8), e desde então viralizou. Veja abaixo:
Leia mais:
VÍDEO: chuva de meteoros ilumina céu no interior de São Paulo
Essa imagem é explicada por dois fenômenos ópticos que causaram uma ilusão de ótica raríssima na atmosfera.
Primeiro, uma refração, que gera algumas características diferentes na luz a partir de um meio restringente, que altera as características de velocidade de propagação da luz, da sua direção e do comprimento de onda.
Victor Ávila, coordenador de física dos Colégios Matriz Educação, explica:
“É um exemplo de refração quando enchemos um copo de vidro com água e colocamos um lápis dentro do copo. Olhando para esse lápis através da lateral do copo, parece que ele está quebrado. A água age como um meio restringente e altera características da imagem”.
Depois, ocorre também uma dispersão, um efeito muito comum que acontece com a separação da luz branca quando ela incide em um prisma (atmosfera). A alteração das cores nos sóis da imagem é resultado da dispersão.
No fim das contas, é como se o Sol fosse refletido várias vezes na atmosfera, causando projeções da própria imagem. Porém, para que ocorresse esse efeito, eram necessários fatores específicos e condições climáticas ideais. Elementos como a posição da Terra em relação ao Sol, a quantidade de nuvens e a quantidade de água na atmosfera são algumas variáveis que podem propiciar ou não o fenômeno.
Por causa disso, especialistas apontam que esse fenômeno é raríssimo.
Com informações de G1