Um caso curioso aconteceu em 16 de janeiro durante uma partida do Heerenveen, time de futebol holandês: o atleta Ion Nicolaescu ficou com o olho extremamente inchado ao tentar assoar o nariz, dando a impressão de que o órgão estava quase saltando do rosto.
Veja abaixo:
O que causa o olho “saltar”?
O fenômeno é chamado de enfisema orbitário ou periorbitário. Embora pareça que o olho realmente tenha saltado, trata-se de ar acumulado na região, o que provoca a impressão visual.
Wuilker Knoner, neurocirurgião e ex-presidente da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia, explica:
“Quando a gente assoa o nariz, jogamos uma pressão de ar muito grande dentro da cavidade nasal e, ao mesmo tempo, trancamos essa região para que a secreção nasal saia em jato.
Esse aumento de pressão pode se espalhar para as regiões vizinhas. Se houver uma fragilidade (como traumas, fraturas) no osso entre o nariz e a cavidade ocular, chamada órbita, o ar comprimido pode passar para a cavidade do olho, criando a sensação de que o olho saltou”.
Leia mais:
Médico retira 150 larvas do nariz e dos seios da face de paciente
Homem tem surto psicótico e arranca os próprios olhos na Paraíba
Riscos
É possível que o ar da cavidade nasal leve bactérias para a órbita, o que pode causar infecções graves.
Outras condições podem causar o olho saltado. É o caso da fístula carotídeo-cavernosa, uma comunicação anormal entre uma artéria e uma veia no crânio. “Esse problema pode surgir após traumas e realmente empurrar o olho para fora”, diz o especialista.
Os médicos recomenda cuidado ao assoar o nariz. Knoner explica:
“Se, ao assoar o nariz, você perceber inchaço no olho, vermelhidão, dor intensa ou sinais de infecção, como febre e calor local, é fundamental buscar ajuda médica imediatamente”.
Outros sinais de alerta incluem visão dupla ou a sensação de crepitação ao redor do olho, como se houvesse bolhas de ar sob a pele.
*Com informações de UOL