Em vídeo gravado em janeiro, um mês antes de ser internado, o papa Francisco aconselhou os jovens a escutarem os avós. A gravação inédita foi divulgada neste domingo (27/4) pelo Vatican News.
“Para meninos e meninas, uma das coisas mais importantes na vida é escutar, aprender a escutar. Quando alguém estiver falando com vocês, esperem até que ele termine para entendê-lo bem, e então, se quiserem, digam algo”, pediu Francisco, que morreu na última segunda-feira aos 88 anos de idade.
A gravação de um minuto, feita em 8 de janeiro como parte de uma iniciativa de diálogo entre jovens e adultos, mostra o papa em sua residência na Casa Santa Marta.
“Dê uma boa olhada nas pessoas, elas não escutam. No meio de uma explicação, elas respondem, e isso não ajuda para a paz”, disse o pontífice.
O papa foi enterrado ontem, sábado, na basílica romana de Santa Maria Maggiore, depois de um funeral lotado na Praça de São Pedro, no Vaticano.
“Escutem, escutem com muita atenção e não se esqueçam de seus avós. Os avós ensinam muito”, pediu Francisco aos jovens.
_____________________________________________________
Saiba mais:
Médico cria fantasia de super-herói para crianças e vence prêmio internacional
Túmulo do Papa Francisco é aberto para visitação e rosa branca emociona público
_____________________________________________________
O vídeo foi divulgado neste domingo após a grande presença de jovens na segunda missa de luto por Francisco na Praça de São Pedro, que contou com a presença de cerca de 200 mil pessoas.
*Com informações de Vatican News e Gazeta.