Aconteceu neste domingo (14/1) a proclamação do príncipe Frederik X, como rei da Dinamarca, após o anúncio de sua mãe, a rainha Margrethe II, de abdicação do trono após cinco décadas de reinado.
Em 31 de dezembro, Margrethe II, em seu tradicional discurso de Ano Novo transmitido pela televisão dinamarquesa, comunicou que entregaria o trono a seu filho, o príncipe herdeiro Frederik, de 55 anos.
A sucessão ocorreu com a proclamação da primeira-ministra dinamarquesa, Mette Frederiksen, e o novo rei fez seu 1º discurso a seus súditos na varanda do palácio Christiansborg, a sede do parlamento.
Uma enorme multidão saudou o novo monarca, que ficou visivelmente emocionado durante a proclamação que o declarou rei. Ele também apresentou sua nova rainha Mary, muito popular, que nasceu na Austrália.
A sucessão foi formalizada no momento em que Margrethe assinou a declaração de abdicação durante uma reunião do Conselho de Estado no parlamento, informou o palácio real. A Dinamarca, uma das monarquias mais antigas do mundo, não tem coroação.
Veja também:
Rainha da Dinamarca anuncia que vai abdicar do trono após 52 anos
Vulcão entra em erupção no sudoeste da Islândia
A reunião contou com a presença de representantes do governo, Margrethe, Frederik, sua esposa australiana Mary, 51, e seu filho mais velho, Christian, 18, que é o novo herdeiro do trono.
*com informações CNN