Um vídeo do zoológico de San Diego, nos Estados Unidos, mostra o momento em que elefantes africanos fazem um círculo para se proteger durante o terremoto que atingiu a cidade na segunda (14/4).
Nas imagens, é possível ver os elefantes adultos do zoológico, Ndlula, Umngani e Khosi, correrem para se agrupar e cercar os elefantes mais novos, Zuli e Mkhaya, de sete anos, no chamado “círculo de alerta”. Normalmente, os filhotes ficam no centro e os adultos fora para defender o grupo.
Veja abaixo:
Leia mais:
VÍDEO: Netas e avó, presas em escombros de terremoto em Mianmar, gravam mensagem de despedida
Homem engole cobra, passa mal e vomita animal pós ressaca no Ceará
O filhote macho que aparece no vídeo fica na borda do círculo, “querendo mostrar sua coragem e independência”, explica a curadora do zoológico. Enquanto isso, a elefante Khosi, que ajudou a criá-lo, é vista batendo repetidamente nas costas dele com a tromba. “É como se estivesse dando tapinhas para dizer: ‘Está tudo bem, fique no círculo'”, afirmou Mindy Albright, do San Diego Zoo, em entrevista à Associated Press.
Os elefantes ficaram juntos por vários minutos com as orelhas abertas e batendo, mesmo depois que o tremor parou. Eles se reuniram de novo, cerca de uma hora depois, quando sentiram um tremor secundário.
Segundo o San Diego Zoo, os animais não se feriram e depois voltaram à rotina normal.
Terremoto na Califórnia
O tremor de magnitude 5,1 foi sentido de San Diego a Los Angeles, a 193 km de distância. Nas redes sociais, moradores compartilharam vídeos de casas e móveis tremendo, mas não há registro de feridos ou extensos danos materiais.
*Com informações de UOL