Foi realizado pelo Vaticano nesta segunda-feira (21/4), o tradicional ritual de selamento dos aposentos papais após a morte do papa Francisco. A cerimônia foi conduzida pelo secretário de Estado da Santa Sé, cardeal Pietro Parolin; pelo substituto da Secretaria de Estado, dom Edgar Peña Parra; e pelo camerlengo, cardeal Kevin Farrell.
A prática milenar ocorreu na Casa Santa Marta, residência oficial de Francisco no Vaticano, onde o pontífice faleceu. O procedimento visa preservar documentos pessoais do papa, proteger sua privacidade e assegurar uma transição segura e ordenada no período conhecido como Sé Vacante, enquanto a Igreja se prepara para eleger um novo líder por meio do Conclave.
Aposentos do papa são selados por Camerlengo da igreja pic.twitter.com/t8AMPcEiGP
— Rede Onda Digital (@redeondadigital) April 22, 2025
O selamento ocorreu logo após o rito solene de constatação da morte e a deposição do corpo no caixão, conforme previsto no Ordo Exsequiarum Romani Pontificis — o livro litúrgico que rege as exéquias papais. A versão mais recente do documento foi aprovada pelo próprio Francisco em abril de 2023.
Leia mais
Morte do papa Francisco teria sido profetizada por Nostradamus; entenda
Vaticano confirma: Papa Francisco morreu por AVC e insuficiência cardíaca
Segundo o laudo oficial, assinado pelo diretor do Departamento de Saúde e Higiene do Estado da Cidade do Vaticano, Dr. Andrea Arcangeli, a causa da morte do pontífice foi um derrame cerebral, seguido de coma e parada cardiorrespiratória.
A cerimônia de confirmação da morte e lacração dos ambientes ocorreu às 20h (horário local), na capela do térreo da Casa Santa Marta. O cardeal Farrell, camerlengo responsável por coordenar o Vaticano durante a Sé Vacante, validou o processo. A celebração durou menos de uma hora.

Na manhã de terça-feira (22), está prevista a realização da primeira Congregação Geral dos cardeais. O encontro deve definir a data oficial do funeral e dar início aos preparativos para o Conclave, que elegerá o novo pontífice.
O corpo do papa Francisco foi transladado para a capela da Casa Santa Marta, onde será velado antes de ser levado para a Basílica de São Pedro, a fim de receber as homenagens dos fiéis.