No final do mês passado, durante uma competição na cidade de Saanich, no Canadá, a nadadora Betty Brussel, de 99 anos, surpreendeu o mundo ao quebrar três recordes mundiais. Completando 400 metros de nado livre em 12 minutos e 50 segundos, ela também estabeleceu os melhores tempos nas modalidades de 50 metros de peito e 50 metros de costas.
“Quando estou competindo, não penso em nada. Nada. Eu apenas conto as voltas para saber quantas ainda me restam”, contou ao The Guardian.
A recordista nasceu na Holanda, em 1924, e aprendeu a nadar nos canais perto de Amsterdam. Betty se mudou para o Canadá com o marido em 1959 e, por volta dos 60 anos de idade, começou a se interessar pela natação amadora. Ela competiu pela primeira vez nos Jogos Seniores de British Columbia.
Leia mais:
VÍDEO: Com uma roda a menos, avião faz pouso de emergência no aeroporto de Guarulhos
TV Globo vai transmitir Carnaboi de Parintins para todo o Brasil
Viúva há 11 anos, Betty mantém uma vidaextremamente ativa, nada duas vezes por semana. Quando não está nadando, caminha cinco vezes por semana durante 45 minutos. Sua vida é de total independência, necessitando apenas de uma ajudinha para subir no bloco de natação e de um aparelho de audição.
Veja o vídeo:
UNA ABUELA CAMPEONA 🏊♂️
Betty Brussel, es una nadadora canadiense de 99 años que ha logrado récords mundiales. Te contamos su inspiradora historia.#bettybrussel #natacion #deporte pic.twitter.com/hKooQfWowK
— Infored_ecuador (@Infored_ecuador) February 4, 2024