O Vatican News divulgou momentos do velório do Papa Francisco, que ocorreu na noite de segunda-feira (21/4), na capela da Casa Santa Marta. O cardeal Camerlengo Kevin Farrell presidiu o rito de constatação da morte e a colocação do corpo no caixão.
As imagens divulgadas mostram a cerimônia fechada, repleta de líderes do Vaticano, que, juntos, rezaram por Francisco e deram início aos nove dias de rituais, com o caixão aberto. Veja:
Outro registro divulgado pelo Vatican News mostra detalhes das mãos do papa sobre a barriga, dentro do caixão. Veja:

Leia também:
Donald Trump e outros líderes mundiais prestam homenagens após morte do Papa Francisco aos 88 anos
Morte do papa Francisco teria sido profetizada por Nostradamus; entenda
Morte do papa Francisco
O primeiro pontífice latino-americano, Jorge Mario Bergoglio, o papa Francisco, morreu aos 88 anos, nesta segunda-feira (21/04), em Roma. A informação foi divulgada pelo Vaticano.
“O Bispo de Roma, Francisco, retornou à casa do Pai. Toda a sua vida foi dedicada ao serviço do Senhor e de Sua Igreja. Ele nos ensinou a viver os valores do Evangelho com fidelidade, coragem e amor universal, especialmente em favor dos mais pobres e marginalizados. Com imensa gratidão por seu exemplo como verdadeiro discípulo do Senhor Jesus, recomendamos a alma do Papa Francisco ao infinito amor misericordioso do Deus Trino”, diz comunicado oficial.

A última aparição pública do pontífice ocorreu neste domingo (20/04) durante a Missa de Páscoa. Ele não celebrou a missa, mas apareceu na varanda da galeria sobre a entrada da basílica.

Sua homilia pascal foi lida pelo Cardeal Angelo Comastri, arcipreste aposentado da Basílica de São Pedro.
Causa da morte
Um acidente vascular cerebral (AVC), seguido de um quadro de insuficiência cardíaca, foram as causas da morte do Papa Francisco, informou nesta segunda-feira (21/4) o Vaticano.
O boletim médico do Vaticano foi assinado por Andrea Arcangeli, diretor do Departamento de Saúde e Higiene da Cidade do Vaticano.
Segundo a certidão médica que atestou a morte, o pontífice sofreu um AVC, entrou em coma e teve um colapso cardiocirculatório irreversível às 7h35, no horário de Roma (2h35 em Brasília).
O boletim médico informa que o quadro foi agravado por pneumonia bilateral, bronquiectasia múltipla, hipertensão e diabetes tipo 2. A morte foi confirmada por um exame de eletrocardiograma.
Saúde debilitada
O pontífice ficou internado por 40 dias e estava se recuperando de uma pneumonia nos dois pulmões. O estado de saúde dele foi considerado pelo Vaticano como “complexo”.
