26.3 C
Manaus

DISQUE DENÚNCIA

OUÇA AO VIVO

ASSISTA AO VIVO

Vaticano aceita renúncia de bispo polonês envolvido em escândalo sexual

Publicado em:

- Anúncio -

O Vaticano emitiu um comunicado nesta terça-feira (24), informando que o papa Francisco aceitou a renúncia do bispo Grzegorz Kaszak do comando da diocese de Sosnowiec, no sul da Polônia, sem dar referências ao motivo da saída, informou a agência France Press.

O bispo tem 59 anos, a idade regular de aposentadoria para bispos é de 75. O que envolveu o nome do bispo foi um escândalo sexual, segundo a mídia polonesa, onde um dos padres da diocese de Kaszak, Tomasz Zmarzly, virou alvo de investigação criminal após organizar uma orgia gay, com um garoto de programa, em seu apartamento.


Leia também:

Papa Francisco pede por fim da guerra em Israel e na Faixa de Gaza


Durante a festa, um dos participantes passou mal devido o uso excessivo de remédios para impotência, chegando a desmaiar. Segundo o site O Antagonista, os paramédicos foram impedidos de entrar na festa por Zmarzly, para socorrer o homem, e a polícia foi chamada e entrou no imóvel à força, para levar o paciente para um hospital.

“Quando paramédicos tentaram entrar no local para ajudar a pessoa, o padre teria tentado barrá-los. Ele foi, então, acusado pelas autoridades de recusar assistência a alguém cuja vida está em risco”, explica o texto da agência.

As versões

Segundo as informações do site UOL, o bispo primeiro disse que teria uma comissão para apurar “urgentemente” as circunstâncias do caso.

“Os recentes eventos nos encheram de grande dor, vergonha e raiva. Não sabemos tudo exatamente, o Ministério Público está investigando violações do direito civil, enquanto nossa comissão está investigando violações do direito divino e canônico”, declarou o bispo na ocasião.

Posteriormente, Kaszak escreveu uma carta para os padres de sua diocese afirmando que estava pronto para “aceitar as consequências” do escândalo e que não compactuaria com o “mal moral”.

O site oficial da diocese publicou a seguinte nota:

“O padre e outros dois laicos cometeram uma violação muito grave das normas morais, que a igreja não tolera e condena com veemência. O incidente virou um motivo de grande escândalo para os fiéis e de justificada indignação pública”.

Deixe seu comentário
- Anúncio -
UEA - Universidade Estadual do Amazonas  - Informativo
Tribunal de Contas do Estado do Amazonas

| Compartilhar

Jornalismo
Jornalismo
Equipe de jornalismo do portal Rede Onda Digital.

Últimas Notícias

- Anúncio -
Youtube - Rede Onda Digital
Entrar no grupo de Whatsapp - Rede Onda Digital
Rádio Onda Digital
TV Onda Digital

Mantenha-se conectado

0FansLike
0FollowersFollow
513FollowersFollow
0SubscribersSubscribe
- Anúncio -