O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, demitiu, nesta terça-feira (26/03), o secretário do Conselho de Defesa e Segurança Nacional, Oleksiy Danilov, cujo cargo será ocupado pelo atual chefe do serviço de informações externas, Oleksandr Litvinenko.
De acordo com os decretos assinados por Zelensky, Oleg Ivashchenko, que anteriormente foi vice-chefe de Serviços de Informações Militares (GUR), assumirá o cargo deixado vago por Litvinenko.
Danilov foi nomeado secretário do Conselho de Segurança e Defesa Nacional em 03 de outubro de 2019, enquanto Livtinenko liderava as informações externas desde 23 de julho de 2021.
Leia mais:
Rússia viola espaço aéreo da Polônia durante ataque à Ucrânia
Congresso americano ficará fechado por 15 dias sem chegar a acordo sobre ajuda à Ucrânia
Zelensky não revelou os motivos da demissão de Danilov.
Em 2022, notícias divulgadas na imprensa ucraniana davam conta de conflitos crescentes com o chefe de gabinete de Zelensky, Andrii Yermak, e uma série de outros colaboradores próximos do Presidente.
Entre as mudanças mais recentes e mais destacadas introduzidas por Zelensky está a demissão, em 08 de fevereiro, de Valeriy Zaluzhni do cargo de comandante-chefe das Forças Armadas da Ucrânia, após contradizer o Presidente em várias declarações públicas.
O cargo foi entregue a Oleksandr Sirski, até então comandante das Forças Terrestres.