As Forças Aéreas da Ucrânia afirmaram nesta sexta-feira (23/02) terem derrubado o radar russo A-50, uma aeronave militar de detecção e controle, que, segundo a Ucrânia, vale US$ 330 milhões (R$ 1,6 bilhão).
As Forças Aéreas não especificaram onde a aeronave foi derrubada e a Rússia ainda não se manifestou. A guerra na Ucrânia começou há dois anos, em 24 de fevereiro de 2022, quando a Rússia invadiu o território ucraniano.
Nos meses iniciais, houve um rápido avanço russo, mas entre maio de 2023 e fevereiro deste ano a situação territorial dos dois países pouco mudou.
No ano passado, a Ucrânia fez uma contraofensiva para recuperar parte do território que os russos conseguiram ocupar, em ação tida como fracassada.
Leia mais:
VÍDEO: mega engavetamento com carros deixa feridos na China
Blinken se encontra com Milei na Casa Rosada
Moradores viram uma bola de fogo caindo no céu e vários pedaços de aeronave se despedaçando, sendo que parte dos destroços foram encontrados por um homem russo no seu quintal.
Logo depois, o Ministério da Defesa da Ucrânia confirmou o abatimento da aeronave. Com isso, as forças russas têm agora em torno de 10 aviões A-50 em operação, considerando a perda de outro avião do modelo no início deste ano.
Veja:
Again? Again!
The Ukrainian Air Force destroyed another enemy A-50 long-range radar detection and control aircraft, worth $330 million.Great job by Ukrainian warriors! pic.twitter.com/HcLsaGEln5
— Defense of Ukraine (@DefenceU) February 23, 2024
Vídeo do local da queda de outro A-50 russo derrubado hoje pela Ucrânia. Trata-se do avião mais importante na guerra aérea de Putin pois é o responsável por marcar alvos e alertar as aeronaves da aproximação de ameaças. Pela quantidade de sistemas instalados, é extremamente caro,… pic.twitter.com/hlLOQgTbKe
— Hoje no Mundo Militar (@hoje_no) February 23, 2024
Dramatic footage shows a Russian A-50 early warning and control aircraft intercepted by several air defence missiles resulting in its destruction. pic.twitter.com/yw4NsgwyW9
— WarTranslated (Dmitri) (@wartranslated) February 23, 2024