Trump posta vídeo que retrata casal Obama como gorilas, e democratas protestam

Post publicado na Truth Social pelo presidente americano (Foto: reprodução).
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, publicou na quinta-feira (5/2), um vídeo na rede Truth Social, produzido por IA, que retrata o ex-presidente Barack Obama e sua esposa Michelle como gorila e orangotango. A publicação foi condenada por vários líderes democratas.
O post, de cerca de um minuto, traz uma teoria da conspiração sobre fraude nas eleições norte-americanas e, ao final do vídeo, aparecem os rostos do casal Obama sobrepostos em corpos dos mamíferos. O vídeo repete alegações falsas de que a empresa de apuração de votos Dominion Voting Systems ajudou a roubar a eleição de 2020 de Trump.
Veja abaixo:
Autoridades democratas imediatamente condenaram a postagem. O gabinete do governador da Califórnia, Gavin Newsom, potencial candidato democrata à presidência em 2028 e crítico veemente de Trump, chamou a publicação de “comportamento repugnante”. Ele escreveu no X:
“Comportamento repugnante por parte do Presidente. Todos os republicanos, sem exceção, devem denunciar isso. Agora”.
Ben Rhodes, ex-conselheiro de Segurança Nacional, aliado de Obama, escreveu:
“Deixem que Trump e seus seguidores racistas sejam assombrados porque os americanos do futuro verão os Obamas como figuras queridas, enquanto o estudam como uma mancha em nossa história”.
Leia mais:
Homem que tentou matar Trump em 2024 é condenado à prisão perpétua
Nicki Minaj declara apoio a Trump durante evento político nos EUA
Trump e publicações com vídeos de IA
O presidente dos Estados Unidos tem o costume de publicar vídeos e imagens ácidas sobre adversários políticos, gerados por IA, na rede social Truth Social, da qual ele é dono.
Ela já postou vídeo mostrando a Faixa de Gaza sendo reconstruída como um resort de luxo, e outro mostrando um avião despejando fezes sobre manifestantes que protestaram contra seu governo.
*Com informações de Metrópoles






