O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que o Brasil e outros países “ficaram ricos” cobrando tarifas de importação sobre produtos americanos. Ele fez a declaração durante entrevista à revista Time.
Ao comentar o seu “tarifaço”, o conjunto de tarifas instituído recentemente pelo governo americano sobre importações de outros países, Trump declarou:
“Veja, foi isso que a China fez conosco. Eles nos cobram 100%. Se você olhar para a Índia, ela cobra entre 100% e 150%. Se você olhar para o Brasil, se olhar para muitos, muitos países, eles cobram – é assim que sobrevivem. É assim que ficaram ricos”.
Leia mais:
Dólar fecha em menor índice pós-tarifaço do governo Trump
Trump critica presidente do banco central americano e bolsas dos EUA sofrem queda
Tarifas comerciais
O presidente americano classificou a estratégia econômica protecionista como “um tremendo sucesso”, e afirmou que a produção industrial dos EUA está aumentando para substituir as importações. Trump declarou:
“Lembre-se disso: não há tarifas se eles fabricarem os produtos aqui. Isso é um sucesso tremendo. Você ainda não percebeu, mas o que está acontecendo é um enorme sucesso. Estamos arrecadando bilhões e bilhões de dólares — dinheiro que nunca tínhamos arrecadado antes”.
Ele também disse que os EUA estão “se dando bem”, e que fechou acordos com diversos países após o estabelecimento das tarifas, mas não deu detalhes sobre isso. Trump disse:
“Fechei 200 acordos. Você precisa entender, estou lidando com todas as empresas, com países muito amigáveis. Estamos nos reunindo com a China. Estamos indo bem com todos. Mas, no fim das contas, fui eu quem fechou todos os acordos”.
*Com informações de CNN Brasil