O Texas ergueu nesta semana novas barreiras na fronteira com o México, bloqueando acessos à agência migratória, de acordo com um documento judicial datado sexta-feira (12/01). A ação ocorre no momento em que aumenta o conflito sobre migração entre o governador republicano Greg Abbott e o presidente do país, o democrata Joe Biden.
A Guarda Nacional do Texas colocou mais arames farpados e cercas em uma parte da fronteira próxima a Eagle Pass, bloqueando o acesso da agência migratória a um local que contém uma rampa para barcos que os agentes usam para chegar ao Rio Grande, afirmou o Departamento de Justiça.
Robert Danley, da patrulha de fronteira norte-americana, afirmou no documento que, sem a rampa, os agentes não podem monitorar a região e que “não tem opções práticas para ajudar imigrantes que possam estar em apuros”. O caso faz parte da disputa entre o governo Biden e o governador do Texas sobre o número recorde de imigrantes que cruzaram a fronteira desde que o democrata assumiu o poder, em 2021.