Na manhã desta quarta-feira (23/4), um terremoto de magnitude 6,2 abalou a região de Silivri, no lado europeu de Istambul, na Turquia, deixando ao menos 151 pessoas feridas, segundo informações da Autoridade de Gerenciamento a Desastres e Emergências (AFAD). Apesar da intensidade do tremor, não há registro de mortes até o momento.
O abalo sísmico foi registrado às 12h50 no horário local (3h50 em Brasília), com epicentro em Silivri. Pouco depois, às 13h, um segundo tremor, desta vez de magnitude 4,9, foi detectado em Buyukcekmece, outro distrito costeiro de Istambul.
De acordo com a AFAD, equipes de emergência foram imediatamente mobilizadas para avaliar os impactos do terremoto e prestar assistência à população. Até agora, não foram identificados danos significativos em edifícios residenciais. Mesmo assim, autoridades alertaram os moradores para evitarem o retorno a estruturas que apresentem qualquer sinal de comprometimento.
Leia mais:
VÍDEO: Teleférico despenca e mata quatro pessoas na Itália
STF mantém condenação de reús responsabilizados por incêndio na Boate Kiss
O governo de Istambul reforçou a recomendação de não utilizar veículos ou redes móveis, exceto em situações emergenciais, para evitar sobrecarga nos sistemas e facilitar o trabalho das equipes de resgate.
O presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, também se manifestou sobre o ocorrido. “Envio meus votos à população. Estamos monitorando o desenrolar com atenção”, afirmou em comunicado oficial.