Uma avalanche atingiu uma das principais estações de esqui e alpinismo da Suíça, nesta segunda-feira (1º/04), e deixou três mortos e uma pessoa continua desaparecida. Várias pessoas foram atingidas pelo deslizamento de neve em Zermatt, indicou a polícia do cantão de Valais na rede social X.
📌Avalanche em uma das principais estações de esqui e alpinismo da Suíça deixa três mortos e uma pessoa desaparecida. pic.twitter.com/a0kvNcdJdW
— Rede Onda Digital (@redeondadigital) April 1, 2024
Pouco depois das 14h (horário local) desta segunda-feira “uma avalanche se formou em um setor fora da pista em Riffelberg (Zermatt). Várias pessoas foram arrastadas. Buscas estão em andamento. Haverá informações”, escreveram as forças de segurança.
Avalanche de Riffelberg – en début de soirée, le bilan de l’événement est de 3 personnes décédées et 1 blessée. Les recherches ont été suspendues ce soir. Infos suivront.
— Police Valais (@PoliceValais) April 1, 2024
No início da tarde, um porta-voz da polícia do cantão informou à agência de notícias Keystone-ATS que pessoas estão desaparecidas e que os serviços de resgate continuam as buscas.
Leia mais:
Justiça da Suíça anula condenação de Cuca por estupro de jovem nos anos 80
VÍDEO: Em Lisboa, “tornado” no rio Tejo e neve na Serra da Estrela
Nevascas fortes e ventos violentos levaram as autoridades a alertar para um risco significativo de avalanches nas regiões alpinas do sul da Suíça.
“Algumas zonas dos cantões de Grisons e Valais podem ser atingidas por avalanches espontâneas muito grandes e, por vezes, extremamente grandes”, apontou o Instituto para o Estudo de Neve e Avalanches (SLF).
No domingo de Páscoa, o perigo era grande em algumas partes dos cantões de Grisons e Valais.
Neste inverno, quatorze pessoas morreram devido a avalanches na Suíça.