A Guarda Costeira dos Estados Unidos confirmou, na tarde de hoje, 22, que todos a bordo do submarino Titan, desaparecido durante expedição ao Titanic, morreram.
A empresa OceanGate, que realiza expedições aos destroços do Titanic no fundo do Oceano Atlântico, disse nesta tarde em comunicado que acredita que todos os passageiros do submarino Titan desaparecido desde domingo estão mortos.
O comunicado da empresa afirma:
“Agora acreditamos que nosso CEO Stockton Rush, Shahzada Dawood e seu filho Suleman Dawood, Hamish Harding e Paul-Henri Nargeolet foram tristemente perdidos.
Esses homens eram verdadeiros exploradores que compartilhavam um distinto espírito de aventura e uma profunda paixão por explorar e proteger os oceanos do mundo. Nossos corações estão com essas cinco almas e todos os membros de suas famílias durante esse período trágico. Lamentamos a perda de vidas e a alegria que eles trouxeram para todos que conheciam”.
Leia mais:
Busca por submarino: Destroços são encontrados perto do Titanic, diz Guarda Costeira
Amigo de passageiros de submarino relata que destroços incluem tampa e estrutura de pouso
A Guarda Costeira dos EUA, que conduz as buscas, informou na tarde de hoje que localizou destroços perto da área do Titanic, mas não forneceu mais detalhes a respeito do achado.
Poucos minutos após o comunicado da empresa, se iniciou a coletiva da Guarda Costeira a respeito dos destroços encontrados. O porta-voz do órgão confirmou que os destroços encontrados são da parte traseira do submarino e que são consistentes com uma “implosão catastrófica” do submersível.
John Mauger, contra-almirante da Guarda Costeira dos EUA, afirmou:
“Achamos o casco da cabine de pressão em três pedaços”.
Ninguém a bordo do veículo sobreviveu. Logo após a identificação dos destroços, a Guarda Costeira avisou as famílias das vítimas.
Ainda de acordo com a Guarda Costeira, robôs e veículos controlados remotamente usados na busca vão continuar a procurar por evidências que levem a esclarecer as causas da fatalidade. O campo de destroços próximos ao Titanic vai continuar a ser mapeado pelos próximos dias.
Veja vídeo do anúncio do contra-almirante da Guarda Costeira, abaixo (Fonte: Site Metrópoles):