As principais notícias de Manaus, Amazonas, Brasil e do mundo. Política, economia, esportes e muito mais, com credibilidade e atualização em tempo real.
Rede Onda Digital
Assista a TV 8.2

Com mediação dos EUA, Rússia e Ucrânia preparam nova rodada de negociações de paz

O presidente ucraniano afirmou que recebeu um relatório da equipe de negociação e reiterou o interesse do país em alcançar “um desfecho real e digno” para a guerra
01/02/26 às 16:48h
Com mediação dos EUA, Rússia e Ucrânia preparam nova rodada de negociações de paz

Para o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky, o líder russo Vladimir Putin não se importa com quem morre, desde que mantenha sua posição

Uma nova rodada de negociações para tentar encerrar a guerra entre Rússia e Ucrânia está prevista para ocorrer na próxima quarta e quinta-feira (4 e 5). O anúncio foi feito neste domingo (1º/2) pelo presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky.

Segundo o líder de Kiev, a Ucrânia está disposta a avançar em tratativas concretas que possam levar ao fim do conflito, que se aproxima de quatro anos. O governo ucraniano enfrenta pressão dos Estados Unidos para aceitar um acordo de cessar-fogo, ao mesmo tempo em que lida com uma intensificação dos ataques aéreos russos, que comprometeram o sistema energético do país em meio a um dos invernos mais rigorosos dos últimos anos.

Na semana passada, representantes da Rússia, da Ucrânia e dos Estados Unidos se reuniram em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, mas as conversas terminaram sem resultados práticos. Até o momento, autoridades norte-americanas e russas não comentaram oficialmente o novo anúncio de Zelensky.


Leia mais

Governo dos EUA vai congelar concessão de vistos para imigrantes do Brasil, Rússia e outros países

Brasileiro que lutou na guerra da Ucrânia morre em acidente de parapente


Em publicação nas redes sociais, o presidente ucraniano afirmou que recebeu um relatório da equipe de negociação e reiterou o interesse do país em alcançar “um desfecho real e digno” para a guerra. No sábado (31/1), o principal negociador russo, Kirill Dmitriev, declarou ter participado de uma reunião que classificou como “construtiva” com representantes dos Estados Unidos, na Flórida.

As negociações têm sido conduzidas com mediação do governo do presidente norte-americano Donald Trump, mas seguem marcadas por divergências profundas entre Moscou e Kiev. O principal impasse envolve a permanência ou retirada das tropas russas de territórios ocupados na Ucrânia, especialmente a região de Donbas, no leste do país.

Além disso, a Rússia exige o reconhecimento de áreas ainda sob controle ucraniano, como Donetsk, e a garantia de que a Ucrânia não ingressará na Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan). Já autoridades ucranianas e líderes da União Europeia defendem um plano de paz que prevê concessões apenas em territórios atualmente ocupados pelas forças russas.

(*)Com informações do G1