26.3 C
Manaus

DISQUE DENÚNCIA

OUÇA AO VIVO

ASSISTA AO VIVO

Rússia dá trégua para evacuar civis, e Ucrânia diz que Chernobyl está sem energia

Publicado em:

- Anúncio -

Russos e ucranianos concordaram hoje com um cessar-fogo de 12 horas para evacuação de civis. A vice-primeira-ministra ucraniana, Iryna Vereshchuk, fez o anúncio desse cessar-fogo. Segundo ela, a Rússia respeitará trégua ao redor de zonas afetadas por combates, e essa trégua vai durar entre 4h e 16h de hoje (horário de Brasília).

A evacuação vai fazer uso dos corredores já estabelecidos para a retirada de civis desde a semana passada. Apesar disso, em cidades como Suny, Energodar e Izium, ainda foram reportados bombardeios para atrapalhar os esforços de evacuação. A prefeitura de Kiev, capital da Ucrânia, também coordena esforços de evacuação da sua população civil.


Leia mais:

Putin estabelece lista de condições para fim da guerra na Ucrânia

Rússia abre rotas para refugiados da Ucrânia


No momento, a Ucrânia (e o mundo) também se preocupa com a situação na usina nuclear de Chernobyl. Hoje, o assessor do presidente da Ucrânia, Mikhaylo Podolyak, disse que IAEA (sigla em inglês para Agência Internacional de Energia Atómica) perdeu conexão com o sistema de monitoramento da usina de Chernobyl, que foi tomada pelas forças russas. No twitter, Podolyak escreveu:

“No momento, ninguém entende o que está acontecendo em Chernobyl e o que está ameaçando a região. Uma situação extremamente perigosa”.

Segundo a empresa nuclear estatal da Ucrânia, a usina estaria sem energia e que há risco de liberação de substâncias radioativas. Chernobyl até hoje é lembrada como a sede do maior acidente com energia atômica da história, ocorrido em 1986.

Via UOL.
Deixe seu comentário
- Anúncio -
Tribunal de Contas do Estado do Amazonas
UEA - Universidade Estadual do Amazonas  - Informativo
Tribunal de Contas do Estado do Amazonas

| Compartilhar

Ivanildo Pereira
Ivanildo Pereira
Repórter de política na Rede Onda Digital Jornalista formado pela Faculdade Martha Falcão Wyden. Política, economia e artes são seus maiores interesses.

Últimas Notícias

- Anúncio -
Rádio Onda Digital
Entrar no grupo de Whatsapp - Rede Onda Digital
Siga-nos no X
Instagram Rede Onda Digital
TV Onda Digital
Youtube - Rede Onda Digital

Mantenha-se conectado

0FansLike
0FollowersFollow
513FollowersFollow
0SubscribersSubscribe
- Anúncio -