Nesta quarta-feira, 13, o ex-ministro das Finanças britânico Rishi Sunak foi o mais votado na primeira rodada da votação para suceder Boris Johnson como líder do Partido Conservador e primeiro-ministro do Reino Unido.
Parlamentares conservadores votaram para restringir a disputa entre os candidatos. Na primeira rodada de votação, Rishi Sunak obteve 88 votos, ficou à frente de Penny Mordaunt, com 67, e Liz Truss recebeu 50 votos. Por serem os menos votados, o atual ministro das Finanças, Nadhim Zahawi, e o ex-ministro Jeremy Hunt foram eliminados da disputa.
A partir de agora, os três acima voltam a disputar os votos dos deputados do Partido Conservador.
SAIBA MAIS: Brasil pode ficar 50 dias sem importar diesel, diz ministro de energia
Saiba quem é Rishi Sunak
Rishi Sunak é ex-ministro das Finanças do Reino Unido, de 42 anos, foi o primeiro hindu a ocupar o cargo. Renunciou na terça-feira,3, quase ao mesmo tempo que seu homólogo da Saúde, Sajid Javid, o que vem desencadeando a crise que levou à renúncia de Johnson dois dias depois.
“Temos que restabelecer a confiança, reconstruir a economia e unir o país”, escreveu ele.
Quando era ministro, Sunak foi criticado por não ter feito o suficiente para ajudar os britânicos em dificuldade com o aumento do custo de vida.
Ao lançar sua candidatura, ele preferiu não criticar Johnson, se recusando a “diabolizar Boris, exagerando seus erros e negando seus esforços”.