As principais notícias de Manaus, Amazonas, Brasil e do mundo. Política, economia, esportes e muito mais, com credibilidade e atualização em tempo real.
Rede Onda Digital
Ouça a Rádio 92,3Assista a TV 8.2

Em relatório, OEA afirma que não reconhece vitória de Maduro na Venezuela

Em relatório, OEA afirma que não reconhece vitória de Maduro na Venezuela

Manifestantes queimam banner durante protesto em Caracas, no dia 30 de julho de 2024, um dia após a eleição presidencial na Venezuela (Foto: Yuri Cortez/AFP).

A OEA (Organização dos Estados Americanos) informou nesta terça-feira (30/7) que não reconhece o resultado das eleições anunciado pela Justiça Eleitoral da Venezuela, em que o presidente Nicolás Maduro foi reeleito para um terceiro mandato.

A organização também divulgou um relatório sobre a eleição presidencial no país. O texto afirma que ”vícios, ilegalidades e más práticas” ocorreram durante o processo eleitoral. O documento diz que o sistema eleitoral venezuelano é tendencioso e está a serviço de Maduro.

Ainda conforme o relatório, ”o regime ignora a vontade da maioria expressa nas urnas por milhões de homens e mulheres”.


Leia mais:

Venezuela: Oposição denuncia sequestro de líder de partido por agentes de Maduro (VEJA VÍDEO)

Itamaraty emite alerta a brasileiros sobre situação na Venezuela após protestos contra reeleição de Maduro


A OEA concluiu que a vitória não merece confiança nem reconhecimento democrático, ”dado que não existe qualquer suporte documental público que suporte os dados anunciados pelo CNE (Conselho Nacional Eleitoral)”.

Segundo a OEA, houve perseguição política, ataques à imprensa e à lei de informação, suspensão da transmissão dos resultados de vários centros de votação, e a suspensão do site do CNE desde a noite de domingo (28). O governo alegou que o site foi vítima de ataque hacker, mas não forneceu provas disso.

Maduro foi proclamado presidente do país na segunda (29) pelo CNE, e desde então o país enfrenta uma onda de protestos.

Com informações de UOL.