As tensões entre os príncipes William e Harry datam de muito antes do relacionamento do caçula do Rei Charles III com a atriz e Duquesa Meghan Markle. Um biógrafo da Família Real Britânica relatou ao jornal inglês Daily Mail que as rusgas iniciais que resultaram no afastamento dos filhos da Princesa Diana (1961-1997) ocorreram em 2002.
Segundo o contato da imprensa britânica, William brigou feio com o irmão em 2002, quando ele foi flagrado por um paparazzi fumando maconha. Os flagrantes resultaram em várias manchetes. Três anos depois, Harry decidiu usar um uniforme nazista em uma festa a fantasia, também fomentando novas críticas à Família Real.
“A Meghan não foi o fator original que incitou o Harry a atacar sua própria família”, afirmou Robert Lacey, autor do livro ‘Battle of Brothers’ (‘Batalhas de Irmãos’, em tradução livre), sobre as informações obtidas por ele com suas fontes da realeza.
“Desde 2005, com o fiasco da festa à fantasia, sabemos que Harry tem reavaliado sua relação com o irmão mais velho e as injustiças praticadas pelo William. O Harry se sente alienado. Os amigos dizem que eles não se falam desde então, eles falam que foi nessa época que Harry passou a se ver como um bode expiatório para o irmão”.
Leia mais:
Rei Charles III, em tratamento contra câncer, participará de missa da Páscoa
Após revelar câncer, Kate Middleton e família saem em viagem
O Príncipe Harry renunciou às suas funções na Família Real Britânica em janeiro de 2020. Ele vive atualmente na cidade californiana de Montecito com a esposa e seus dois filhos.
Harry ocupa atualmente a quinta posição na linha sucessória ao trono britânico. A primeira posição é de William. Ele é seguido por seus três filhos: Príncipe George (10 anos), Princesa Charlotte (8 anos) e Príncipe Louis (5 anos).
A Família Real Britânica vive um momento particularmente conturbado. No início do ano o Rei Charles III anunciou seu diagnóstico de câncer, mais recentemente, a esposa de William, a Princesa Kate Middleton, também revelou ter sido diagnosticada com um câncer. Nenhum dos dois deu detalhes sobre o estágio das doenças.