Nesta segunda-feira (11/12), o príncipe Harry foi condenado a pagar 48.447 libras (equivalente a R$ 300,2 mil) ao tabloide Mail on Sunday, após perder um processo por difamação contra o jornal. O sistema britânico ordenou o duque a pagar o valor da indenização até o dia 29 de dezembro.
Harry já moveu inúmeras ações contra jornais britânicos, umas delas se referia a uma matéria sobre sua proteção policial quando estava no Reino Unido. O artigo publicado em 2022, acusa Harry de ter mentido e de ter tentado manter em segredo seu recurso contra o governo para obter proteção policial no país.
Ele e sua esposa, Meghan Markle, perderam a proteção policial, paga pelos contribuintes, depois que decidiram deixar a família real em 2020. O filho do rei, paga com seus próprios recursos por segurança privada.
Leia mais:
Com guerra, cidade onde Jesus nasceu não terá Natal
Príncipe saudita que deu jóias a Bolsonaro desmarca sua reunião com Lula
Por conta disso, o príncipe iniciou um segundo processo sobre o tema. O novo recurso é contra o ministério britânico do interior e se refere especificamente à decisão tomada pelas autoridades em 2020.
A decisão é de que eles terão proteção policial em apenas determinados casos, e não de forma sistemática, quando estiverem no país.