O príncipe Harry, filho mais novo do rei Charles III, está no centro de uma polêmica envolvendo a ONG Sentebale – organização de caridade que ele ajudou a criar e recentemente se afastou, na África. O afastamento aconteceu em meio a um conflito interno ainda pouco esclarecido, envolvendo a presidente da organização, Sophie Chandauka.
Imagem: Reprodução da Internet – Presidente da Sentebale, Sophie Chandauka.
Afastamento de Harry
Até esta semana, Harry era padrinho da Sentebale, uma das poucas iniciativas sociais que ele manteve após a saída da monarquia britânica em 2020 e a perda dos títulos de patrono real. Porém, na terça-feira, ele anunciou, “com grande pesar”, que deixaria o cargo devido a um conflito entre os administradores da ONG e a presidente do conselho, Sophie Chandauka, que assumiu a posição em 2023.
Acusações
Sophie Chandauka também enfrenta acusações de má gestão por parte dos membros do conselho, que pediram a saída dela. O caso foi levado à Justiça, gerando um cenário conturbado na ONG.
Declarações de Sophie Chandauka
Em entrevista à Sky News neste domingo (30/3), Chandauka fez acusações diretas contra Harry, afirmando que:
“O que o príncipe Harry queria era me afastar (…) Isso durou meses, com intimidação e assédio”.
Ela afirmou ter “provas disso”.
Imagem: Reprodução da Internet.
Até o momento, Harry não se manifestou sobre essas acusações.
Com a saída de Harry do Reino Unido em 2020, Sophie Chandauka revelou que houve a perda de doadores para a instituição. Ela também criticou a decisão do príncipe de levar uma equipe de filmagem da Netflix — com quem ele assinou um contrato milionário — para um evento beneficente da organização, realizado durante um torneio de polo no ano passado.
As imagens do evento mostraram um momento desconfortável entre Chandauka e Meghan Markle no palco, enquanto ambas tentavam segurar um troféu.
O momento foi divulgado nas redes sociais; Veja;
Após o evento, Harry, segundo Chandauka, “me pediu para dar uma declaração apoiando Meghan”. Porém, Harry desmentiu a fala da diretora afirmando que: “nas reuniões em que estive, esse assunto nunca foi mencionado”.
Sobre a ONG
O príncipe ajudou a criar a Sentebale aos 21 anos, com a missão de continuar o trabalho da mãe, a princesa Diana, no combate ao HIV e à Aids. A organização apoia crianças e jovens órfãos devido à epidemia de HIV em países como o Lesoto e Botsuana, na África.
A influenciadora Logan Guminski foi presa na Flórida, nos Estados Unidos, sob acusação de produzir e vender conteúdo adulto envolvendo um cachorro da raça...